Saúde

Clínica da Diversidade de Género inaugurada no Centro Hospitalar Lisboa Central

- publicidade -

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) inaugura esta terça-feira a Clínica da Diversidade de Género, que pretende oferecer uma resposta multidisciplinar às necessidades em saúde da população transgénero e melhorar a acessibilidade geográfica e assistencial a estes cuidados.

Esta unidade hospitalar assenta num modelo multidisciplinar e colaborativo “muito orientado para os cuidados e o percurso individual de cada pessoa transgénero”, segundo declarações da coordenadora da nova unidade, Mariana Silva.

“A ideia surgiu para melhorar a acessibilidade das pessoas em termos de intervenções médico-cirúrgicas, além do acompanhamento em psicologia, psiquiatria e endocrinologia que já tinham no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa”, disse ainda a psiquiatra do CHULC.

Outro dos objectivos é tentar reduzir os tempos de espera para realizar as intervenções, uma vez que são pessoas que estão “em grande sofrimento”.

Apesar de estar aberta a utentes de todo o país, a clínica destina-se principalmente aos residentes em Lisboa e Vale do Tejo e no sul do país, que eram habitualmente referenciados para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para realizar intervenções cirúrgicas.

A referenciação para a clínica será feita pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e o percurso da pessoa transgénero no CHULC será acompanhado pelo “enfermeiro gestor de caso”, uma figura central na organização dos cuidados.

A clínica reúne 14 especialidades e irá ter várias fases de desenvolvimento. Nesta primeira fase, irá avançar-se com a cirurgia mamária, a terapia da voz e a Medicina Interna.

Numa fase posterior, pretende-se alargar a intervenção à cirurgia maxilo-facial, à urologia, à ginecologia e à cirurgia de reatribuição sexual, que neste momento é realizada em Coimbra.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *