Economia

Clientes vão pagar menos IVA na eletricidade

O Conselho de Ministros anunciou a redução da taxa de IVA da eletricidade para 13% nos escalões mais baixos de consumo da baixa tensão.

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou que se trata de uma «medida socialmente justa e ambientalmente responsável», que entra em vigor já em dezembro deste ano.

O impacto na receita fiscal para o governo será de uma perda de cerca de 150 milhões de euros.

A redução do IVA para 13% vai ser aplicado a todas as famílias até ao consumo de 100 kWh por mês com níveis até 6,9 kVA de potência contratada, o que abrange 86% dos contratos de eletricidade, o que corresponde à «generalidade das famílias».

A poupança anual estimada, apontada pelo ministro, é de 18 euros e para as famílias não numerosas e de 27 euros por ano para as famílias numerosas (com 5 ou mais elementos).

Nos níveis de consumo mais altos mantém-se a taxa mais alta, ou seja, só os primeiros 100 kWh é que terão IVA a 13%, acima desse valor é taxado aos mesmos 23%, como até então.

João Leão explicou ainda que haverá também uma majoração de 50% para as famílias numerosas, onde no caso dos agregados familiares com mais de cinco elementos, a redução para a taxa intermédia acontece nos primeiros 150 kWh de consumo mensal de eletricidade (e não 100, como nas restantes famílias).

A medida entra em vigor a 1 de dezembro de 2020, e a majoração para as famílias numerosas entra em vigor em março de 2021.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *