País

Classe de submarinos completa dez anos ao serviço de Portugal

A 17 de junho de 2020, o NRP Tridente comemora 10 anos ao serviço de Portugal.

A efeméride celebra não só o aniversário de uma unidade naval, mas recorda também o começo da nova esquadrilha em Portugal, em que a classe Tridente veio substituir a classe Albacora, composta pelos submarinos Albacora, Barracuda, Cachalote e Delfim, que serviram a Marinha de 1967 a 2010.

A classe Tridente, constituída pelos submarinos Tridente e Arpão, foi construída em Kiel, nos estaleiros da antiga HDW.

«O seu aumento ao efetivo foi um salto tecnológico considerável, desenvolvendo de forma substancial a capacidade submarina nacional, patenteada na sua reduzida assinatura acústica, eletromagnética e térmica, a capacidade de recolha e compilação de informação do seu vasto leque de sensores, e o potencial ofensivo das suas armas, em particular os torpedos Black Shark, levando ao seu reconhecimento internacional como sendo dos submarinos convencionais mais furtivos e capacitados presentemente em operação», refere o comunicado da Marinha.

Ao longo da sua primeira década sob bandeira nacional, o submarino Tridente navegou quase 17000 horas, 13000 das quais em imersão, perfazendo 811 dias de navegação e 1653 dias de missão. Percorreu mais de 87.450 milhas náuticas, o que se traduz em cerca de 4 voltas ao mundo.

«Navegando silenciosamente ao serviço da Pátria, o submarino Tridente participou em inúmeros operações e exercícios.

Destacam-se as diversas participações em missões fora-de-área nas operações ACTIVE ENDEAVOUR e SEA GUARDIAN da NATO no âmbito da luta contra o terrorismo e na operação SOPHIA da EUNAVFORMED, que tem como missão a disrupção do modelo de negócio de tráfico humano e de substâncias ilícitas no Mediterrâneo.

O Tridente participou em vários exercícios internacionais tais como BALTOPS, BOLD MONARCH, DYNAMIC MONGOOSE, DYNAMIC MARINER, REP, MARE APERTO e FOST, sendo também presença constante nos exercícios nacionais SWORDFISH, CONTEX-PHIBEX e INSTREX no contexto nacional.»

O submarino Tridente foi o primeiro submarino português a realizar a travessia do Atlântico Norte no âmbito de um exercício na costa leste dos Estados Unidos da América, para certificação do seu sistema de lançamento de mísseis.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *