Moita

Cinema na Baixa da Banheira aborda Revolução dos Cravos

O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe a 28 e 30 de abril, duas sessões de cinema que abordam os temas do 25 de Abril e do período revolucionário.

As sessões têm entrada gratuita, mediante reserva antecipada, e são promovidas pela Câmara Municipal da Moita e pelo Núcleo do Concelho da Moita da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).

No dia 28 de abril, às 18h00, exibição do filme «Linha Vermelha», de José Filipe Costa, com a presença de um elemento convidado da URAP: Marcolino Fernandes (resistente antifascista).

«Em 1975, a equipa de Thomas Harlan filmou a ocupação da herdade da Torre Bela, no centro de Portugal. Três décadas e meia depois, “Linha Vermelha” revisita esse filme emblemático do período revolucionário português: de que maneira Harlan interveio nos acontecimentos que parecem desenrolar-se naturalmente frente à câmara? Qual foi o impacto do filme na vida dos ocupantes e na memória sobre esse período?»

No dia 30 de abril, às 18h00, «Bom Povo Português», de Rui Simões, com a presença de um elemento convidado da URAP: João Pedro Figueiredo (membro da URAP local).

O filme procura traçar a História entre o 25 de abril de 1974 e o 25 de novembro de 1975, tal como ela foi sentida pela equipa que, ao longo deste processo, foi ao mesmo tempo espetador, ator, participante, mas que, sobretudo, se encontrava totalmente comprometida com o processo revolucionário em curso.

Reserva de Bilhetes: Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *