DestaqueDistrito de Setúbal

Cinco padres da Diocese de Setúbal sinalizados por abusos sexuais contra crianças. Um foi afastado, mas já retomou exercício

A diocese de Setúbal revelou que um dos cinco nomes sinalizados pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa refere-se a um padre que já tinha sido alvo de um processo, foi afastado e entretanto retomou o exercício.

Em comunicado assinado pelo administrador diocesano de Setúbal Padre José Lobato, a diocese refere que o padre cumpriu “as medidas decorrentes” do processo canónico por abuso sexual de menores e garante que, se os testemunhos recolhidos pela comissão independente configurarem novos factos, será aberto novo processo.

Relativamente aos restantes nomes que a diocese de Setúbal diz ter recebido da Comissão Independente, todos referentes a padres, a nota adianta que um deles está “sob jurisdição de diferente autoridade eclesiástica” e que, enquanto esteve sob jurisdição do bispo de Setúbal, “nada consta sobre denúncia de abuso de menores”. “A informação recebida da Comissão Independente foi por mim transmitida ao actual superior eclesiástico do sacerdote”, escreve o Padre José Lobato.

Um terceiro padre foi ainda alvo de dois processos canónicos, não referentes a abuso de menores, e está actualmente afastado do exercício público do ministério. Apesar de os actos de que é acusado não se enquadrarem na natureza de abuso de menores, a diocese de Setúbal acrescenta que, como a comissão independente sinalizou um acto de abuso de menor, aguarda mais pormenores para organizar o processo.

Por último, em relação aos dois últimos padres sinalizados, a diocese de Setúbal diz que não existem nos seus arquivos “informações que permitam averiguar as denúncias que levaram a incluir estes sacerdotes na lista de alegados abusadores”. Sobre estes casos, a diocese adianta que aguarda mais informações da parte da comissão.

Recorde-se que no seguimento do trabalho da comissão independente foram validados 512 testemunhos, havendo um total de 4.815 vítimas no país, cujos relatos são chocantes, sendo que apenas 25 casos foram encaminhados para o Ministério Público. Setúbal é o quarto distrito de Portugal onde vivem actualmente mais vítimas, havendo registo de 30 pessoas.

Quanto à Igreja católica, apenas suspendeu, até ao momento, cinco padres e um leigo suspeitos de abusos sexuais de menores.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *