CrimePaís

Cinco nomes identificados de suspeitos de abuso na diocese de Leiria-Fátima

Além do leigo “dispensado de funções”, surgiu ainda outro nome “cuja identificação ainda não está cabalmente determinada, podendo tratar-se de uma pessoa já falecida”, informa em comunicado José Ornelas, bispo da diocese de Leiria-Fátima. Foram ainda mencionados mais três nomes, dos quais pertencem a três padres falecidos. Informações avançadas pela agência Lusa.

“A Diocese de Leiria-Fátima, a sua Comissão de Proteção de Menores e de Adultos Vulneráveis e todos os organismos que a compõem, continuam empenhados, em comunhão com toda a Igreja, em acolher, escutar e acompanhar as vítimas e em prevenir e tratar devidamente qualquer forma de abuso de menores e adultos vulneráveis, adotando uma atitude de ‘tolerância zero’ perante tais situações”, acrescenta o comunicado.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica validou 512 testemunhos (ocorridos entre 1950 e 2022), com os dados recolhidos podem chegar a pelo menos 4.815 vítimas. Vinte e cinco casos já foram enviados ao Ministério Público, que abriu 15 inquéritos, dos quais nove foram arquivados.

Esta nova onde de testemunhos e alegadas acusações está a verificar-se aquilo que foi referido no relatório divulgado em fevereiro, alertando para que os dados que tem vindo a ser recolhidos sobre a incidência dos abusos sexuais são “a ponto do iceberg” desta polémica.

A comissão entregou aos bispos diocesanos listas de alegados abusadores, estando alguns ainda no ativo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *