MundoSociedade

Cidade italiana paga 30 mil euros para atrair novos moradores

Esta é mais uma de várias iniciativas que algumas regiões adotam para atrair novos moradores para determinada área. Agora, é a vila de Presicce que promoveu essa medida e oferece 30 mil euros a quem se mudar para a localidade.

Presicce, é uma pequena e charmosa vila italiana, conhecida popularmente como “a cidade do ouro verde”, devido às oliveiras que circundam o loca. Está situada na região de Puglia, conhecida pelas vastas terras agrícolas e por se situar no litoral do país.

A ideia surgiu como forma de combater a diminuição populacional em Presicce, e esta medida já foi inclusive adotada por outras localidades de Itália, como por exemplo a Ilha da Sardenha, que ofereceu 15 mil euros para os novos habitantes ou a região de Calábria, que distribuiu 33 mil euros. E são apenas alguns dos exemplos.

Contudo, nem tudo é assim tão fácil como parece. Para serem candidatos à atribuição da remuneração, os interessados têm primeiro de comprar uma casa na região e tornar-se num habitante de Presicce. A casa em questão deverá estar abandonada e ter sido construída antes de 1991. O dinheiro recebido será dividido para a aquisição da habitação e a outra parte pode ser usada para reabilitar a casa que pode não estar nas melhores condições.

“Há muitas casas vazias no centro histórico construídas antes de 1991 que gostaríamos de ter novamente habitadas (…) É uma pena testemunhar como os nossos antigos bairros cheios de história, arquitetura fascinante e arte estão a desaparecer lentamente”, referiu o conselheiro local do Presicce, Alfredo Palese, à CNN.

Uma casa com cerca de 46 metros quadrados custa à volta de 25 mil euros, e para quem estiver interessado em mudar de ares, pode ser uma boa oportunidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *