CulturaDistrito de Évora

Cidade de Évora escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2027

Évora foi uma das cidades escolhidas entre quatro a concurso, nomeadamente, Aveiro, Braga e Ponta Delgada para ser Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com a cidade de Liepaja, na Letónia. O anúncio foi feito pela presidente do júri internacional, Beatriz Garcia.

“As capitais europeias da cultura proporcionam aos nossos cidadãos o ensejo de se encontrarem e descobrirem a diversidade cultural que torna o nosso continente tão rico e único. Bem como ter um novo olhar sobre a nossa história e os nossos valores comuns. Desta forma, esperamos que promovam a compreensão mútua, o diálogo intercultural entre as pessoas e aumentem o seu sentimento de pertença a uma comunidade. Esta é a razão de ser das capitais europeias da cultura”, indicou a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa.

A cidade alentejana vai receber um apoio de 29 milhões de euros. O valor será repartido entre o Governo, que contribuirá com 15 milhões de euros, do programa operacional regional são esperados 10 milhões de euros e mais 4 do Turismo de Portugal.

De acordo com a Agência Lusa, a partir de 2024, Portugal passará a ter de forma anual uma Cidade Portuguesa da Cultura e as primeiras três cidades já foram escolhidas para carregar este título – Aveiro, Braga e Ponta Delgada -, divulgou hoje o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

“Respondendo a um apelo que me foi feito pelos quatro autarcas [das cidades finalistas da escolha portuguesa para Capital Europeia da Cultura 2027], criaremos a figura da Capital Portuguesa da Cultura, que nas três primeiras edições – 2024, 2025 e 2026 – serão as três cidades que não foram escolhidas hoje”, adiantou o ministro na conferência de imprensa do anúncio da cidade vencedora.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *