País

Chuva dispersa pode evaporar antes de chegar ao solo devido às altas temperaturas

Os próximos dias, desta semana, vão ser marcados por calor intenso, com alguma precipitação, no norte e centro do território português, que irá ter temperaturas que podem chegar acima dos 45 graus celsius. As pequenas precipitações, que podem ocorrer nos próximos dias, não vão molhar o chão, pois a água vai evaporar enquanto estiver no ar.

Segundo avança Patrícia Gomes, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir desta terça-feira as temperaturas vão registar números acima dos 45 graus nas regiões do Vale do Tejo e no Alentejo, dizendo que, apesar do calor extremo, as altas temperaturas vão ter uma duração reduzida de “três ou quatro dias”.

A meteorologista  ainda revelou que as temperaturas previstas para o litoral não são de parâmetros normais, e que o vento terá pouca incidência e intensidade nas mesmas zonas costeiras.  

No norte e interior do país espera-se aguaceiros ligeiros junto com trovoada, nesta segunda e terça-feira, que vão ser dois dias de “instabilidade atmosférica”. A água proveniente das chuvas não irá chegar ao chão, pois o calor em conjunto com as rajadas de vento vão fazer com que a chuva evapore ainda no ar.

O IPMA adianta que terça-feira o país vai estar na sua totalidade em alerta laranja, sendo que alguns distritos podem chegar a anunciar alerta vermelho, devido à grande onda de calor e aos riscos elevados de incêndios.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *