Distrito de SetúbalDistritos

CHS com novo número para ativação das equipas de Emergência Médica Intra-Hospitalares

O Centro Hospitalar de Setúbal iniciou uma campanha de divulgação do número 2222 para ativação das equipas de Emergência Médica Intra-Hospitalares (EEMI).

Um despacho de 2018 do ministério da Saúde determina que os estabelecimentos hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) adotem o número 2222 na rede telefónica interna para ativação da Equipa de Emergência Médica Intra-Hospitalar, até ao dia 31 de Março de 2019.

O objetivo passa por responder de forma mais rápida e eficaz em situações de crise.

As EEMI são constituídas por um médico e um enfermeiro com competências avançadas na abordagem do doente crítico e em técnicas de reanimação, que respondem de imediato, não apenas em situações de paragem cardiorrespiratória, mas também em situações de significativa deterioração fisiológica aguda, dentro de cada unidade hospitalar.

Apesar da Direção-Geral da Saúde (DGS) ter publicado já há oito anos normas sobre a organização das equipas de emergência médica intra-hospitalares, não existia até agora um número para que sejam chamadas equipas, deixando esse processo à consideração de cada hospital ao contrário do que acontece para as situações de emergência fora das unidades hospitalares, em que existe um número único Europeu (112) desde 2002.

O número de emergência 2222 já se encontra funcional no CHS, devendo ativar-se este número sempre que se verifiquem situações de emergência, em lugar do número 1010 que a partir de 31 de Março fica desativado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *