País

Cheias e inundações no sul do país até segunda-feira

O aviso vem do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que prevê “períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos na região Sul, com possibilidade de ocorrência de trovoada”.

O aviso foi emitido este domingo pela proteção civil e é valido até segunda-feira. A previsão é de precipitação e vento no sul do país, com possibilidade de inundações, cheias e deslizamento de terras.

As previsões do IPMA indicam “períodos de chuva ou aguaceiros fracos, aumentando de intensidade e frequência na região Sul a partir da tarde”, assim como “vento em geral fraco a predominar do quadrante sul, tornando-se a partir da tarde, moderado (até 30 km/h) de sueste nas regiões Centro e Sul e sendo por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas”.

Já para segunda-feira previsões são de “períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos na região Sul, com possibilidade de ocorrência de trovoada” e “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo moderado a forte (30 a 40 km/h) do quadrante sul na região Sul até ao meio tarde, e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h”.

“Salientam-se as condições para a ocorrência de precipitação mais intensa, com acumulação entre 10 a 20 mm/1h, sendo o período mais crítico entre as 00:00 e as 15:00 do dia 5 de dezembro, nos distritos de Faro e Beja, assim como a possibilidade da ocorrência de fenómenos extremos de vento”, alerta a Proteção Civil.

Com base nas previsões e os perigos indicados é aconselhado a desobstrução de sistemas de escoamento, fixar estruturas soltas, atenção à circulação em zonas com árvores, devido à possibilidade de queda de ramos, adotar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *