BarreiroCovid-19Montijo

CHBM cria consultas para acompanhamento de doentes pós-covid

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinala o Dia Mundial da Saúde celebrado hoje, dia 7 de abril, de forma simbólica com o início de uma nova consulta que se destina ao acompanhamento de doentes que contraíram COVID-19.

Dependendo da tipologia de doença, estes doentes irão ser seguidos nas especialidades de Pneumologia e Medicina Interna, possibilitando uma orientação, acompanhamento e uma monitorização das repercussões e sequelas que possam surgir.

Na especialidade de Pneumologia esta consulta pretende acompanhar os doentes que apresentaram critérios de gravidade, bem como identificar os doentes com riscos de sequelas pulmonares e funcionais consequentes da pneumonia por COVID-19.

Esta, é dirigida aos que estiveram internados no CHBM, com diagnóstico à data de alta de pneumonia COVID-19, e para doentes referenciados dos Cuidados de Saúde Primários que, não tendo necessitado de internamento, apresentam comorbilidades respiratórias e/ou suspeita de sequelas pulmonares.

Na área da Medicina Interna a consulta, dirigida a doentes do CHBM e dos Cuidados de Saúde Primários, tem como objetivo o acompanhamento de doentes pós COVID-19 que cumpram critérios compatíveis com a presença de sequelas tardias dos vários órgãos e sistemas (por exemplo: cardiovasculares, osteomusculares, neurológicos, gastrointestinais), bem como a identificação precoce de sequelas com evolução para a cronicidade.

Pretende também uma implementação e gestão da terapêutica ambulatória com o intuito de limitar a progressão da lesão e a tentativa de recuperação da respetiva função afetada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *