Moita
Em Destaque

Charanga Do Rosário excluída das Festas da Moita

Músicos e população lamentam a decisão da comissão de festas

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem decorrem de 9 a 18 de setembro e desde o início que estão envoltas em polémicas, uma vez que a comissão organizadora mudou desde as últimas eleições autárquicas.

O descontentamento tem sido exposto um pouco por toda a parte, e os munícipes e visitantes desta que é uma das grandes festas do país, mostram-se receosos com o futuro das festas.

A última polémica, está relacionado com Charanga Do Rosário, conhecida um pouco por todo o país, e residente no concelho da Moita, ter revelado publicamente que foram excluídos dos festejos da vila.

Esta banda musical é conhecida pelo famoso hino “Peste Amarela”, que não pode faltar nos festejos do concelho da Moita e que é cantado e dançado por todas as gerações, dos 8 aos 80.

Os responsáveis mostraram o seu desagrado nas redes sociais como se pode verificar no texto publicado na página de Facebook da Charanga Do Rosário.

“Depois de tantas bacoradas e injustiças que temos presenciado através das redes sociais, e de não gostarmos de entrar em polémicas nem mandar em quem tem o poder de decisão vejo-me no direito, porque quem não sente não é filho de boa gente, de fazer este comentário.

Hoje em dia é cada vez mais difícil manter as tradições das nossas terras em virtude da evolução dos tempos, mas penso que não ficou bem à comissão de festas da Moita, nas festas da sede de concelho não contratar a única charanga do concelho para nenhuma participação, ou seja a pouco e pouco fomos escorraçados do nosso concelho nas suas festas.

Mais indignam-te é vir no programa a nossa charanga num evento sem ser contratada. Foi contactada por um amigo da charanga para tocar como surpresa, gratuitamente, e se quiséssemos podíamos jantar e conviver com esses colegas músicos de um grupo.

De seguida, na tarde do fogareiro a charanga do Rosário esteve sempre presente, ao contrário de algumas bacoradas que temos lido, e como cabeça de cartaz.

No entanto nesse mesmo evento, da tarde do fogareiro, têm participado outras charangas e até carros com músicos tocando e cantando, assim como bombos e até a tal charanga de trompetes de Ayamonte, que esteve 2 dias presenteando os moitenses com a sua charanga.

Todas estas situações que estão acontecendo não são despropositadas, já traz carrapatos atrás das orelhas como dizem os alentejanos.

Ainda há duas festas atrás, depois de nos contratarem para dois cortejos e que nos pagaram, pediram para não tocarmos porque a nossa charanga não se enquadrava no título do mesmo, “O Circo”.

No entanto, no carnaval do ano seguinte, a Charanga do Rosário foi contratada para o Carnaval de Loulé, cujo tema era precisamente “O circo”. E esta hein!? Ainda dizem que não há coincidências… A prestação da charanga foi de grande sucesso, dignificando a nossa terra (Rosário) e o nosso concelho (Moita).

Na última festa meteram-nos num cortejo a tocar e acompanhar uma marcha do nosso concelho, algo que fizemos com todo o prazer e dignidade, vindo outra charanga, em cima do carro alegórico, a tocar o hino da nossa charanga, a “Peste amarela”. Lindo o nosso hino, não acham!?

Por último, para a tarde do fogareiro deste ano foi contratada uma charanga “de fora” e a única charanga do concelho afastada e nem uma participação nas festas da sede de concelho.

O poder local deveria, em minha opinião, tudo fazer para promover as instituições do seu próprio concelho e não fazer exatamente o contrário.

Haveria muito mais para dizer mas não vale a pena, o importante é que tudo corra bem, ninguém morra e no final todos fiquem felizes.

A charanga do Rosário, quer queiram aceitar ou não, até hoje foi aquela que mais levou o nome do Rosário e do concelho da Moita pelo país fora.

Viva a charanga do Rosário!”

Posto isto, começam a surgir várias reivindicações por parte dos munícipes e amigos das Festas da Moita, que não concordam com este afastamento forçado da Charanga que faz parte da história local.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *