AtualidadeMundo

Chamava-se Iryna…

A foto da mão de uma mulher caída no chão, com as unhas pintadas correu mundo, relatando um dos horrores com que as forças armadas ucranianas e os jornalistas se depararam em Bucha, depois da saída das tropas invasoras russas.

A imagem chocou o mundo, a par com outra onde também uma mão de mulher, morta, tinha por perto um chaveiro da União Europeia. Ambas mais duas vítimas anónimas da guerra.

Katerina Sergatskova, uma jornalista ucraniana, divulgou a identidade de uma dessas vítimas.

«Esta é a Iryna antes da Rússia entrar na sua terra. Ela estava a ter aulas sobre maquilhagem e tinha planos. Ela vivia em Bucha.

Esta é a sua mão com manicure na foto que muitos de vocês viram. Os russos mataram Iryna e centenas de humanos como ela. Só porque eram ucranianos.»

A história de Iryna foi partilhada por uma professora de maquilhagem e manicure, Anastasia Subacheva, de quem Iryna era aluna e que reconheceu o trabalho nas unhas de Iryna, que surgem na foto.

Descrevendo-a como «uma pessoa alegre e muito feliz com o novo caminho que a sua vida estava a tomar», a amiga deixou ainda uma mensagem comovente.

«Esta noite agradeço a memória da louca Iryna, que com seu desejo de vida, força, energia e vitalidade me venceu.

Iryna, eterna lembrança, que os anjos estejam consigo, você está para sempre em meu coração e viverá na minha memória! Serei feliz por você aqui e por você num mundo melhor.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *