AtualidadeDestaqueDistrito de LisboaPaísPolítica

CGTP marca manifestação nacional para 7 de Julho em Lisboa

Manifestação Nacional convocada pela CGTP para 7 de Julho marca encerramento de um mês de luta pelo desagravamento das condições de vida

A CGTP anunciou hoje a realização de uma manifestação nacional em Lisboa, no dia 07 de Julho, com início às 15h no Marquês de Pombal em Lisboa. 

A manifestação que termina na Assembleia da República, é o culminar de uma Acção de Luta Nacional, que decorreu desde 27 de Março, sob o lema “Pelo aumento dos salários e pensões! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos”.

A medida foi anunciada em conferência de imprensa esta sexta-feira e confirmada num comunicado enviado às redacções. “O aumento dos salários e pensões é uma emergência nacional. Não aceitamos mais este ataque aos salários e pensões, aos direitos e às condições de vida”, lê-se.

“O complexo momento que atravessamos (…) não pode servir de pretexto para continuar a adiar a resposta aos problemas dos trabalhadores, nem tão pouco para abrir espaço para degradar ainda mais as condições de vida e de trabalho e aumentar a exploração”, defendem.

Segundo o organismo sindical, “o processo agora em curso, de aproveitamento da actual situação para desencadear um brutal aumento de preços, (…) degrada ainda mais o poder de compra dos salários e das pensões, afectando de forma mais violenta os trabalhadores, os reformados e as camadas mais desfavorecidas da população”.

“O enorme aumento de preços de bens e serviços essenciais exige medidas que ponham travão à especulação que caracteriza muitas destas subidas. Exige, no imediato, que o poder de compra dos trabalhadores, reformados e pensionistas seja aumentado, repondo, antes de mais, o que lhes foi roubado nestes primeiros meses do ano por via da especulação e transferido diretamente para os bolsos do capital”, sublinha.

A CGTP realizou a 27 de Março uma concentração na Assembleia da República, dia em que foi votado o Orçamento do Estado para 2022, dando assim início a uma acção nacional que se desenvolve ao longo do mês de Junho, com concentrações, desfiles e manifestações, plenários e greves em vários sectores e empresas.

Conheça o calendário das acções de luta: 

1 Junho – Hospital VFX | Palácio Estoril Hotel | Amorim Florestal

3 Junho – PREH | Worten Azambuja | Cantinas Eurest Porto (Escolas 1º ciclo) 

a partir de 3 de Junho CP (ao trabalho extraordinário, em dia de descanso, a partir da 8ª hora)

9 Junho – Emel

9, 11 e 13 de Junho – Docapesca

10, 13, 24, 29 de Junho – Intelcia

11 e 12 de Junho – Transtejo

11 e 12 de Junho – Atlantic Ferries Sonae

11 e 12 de Junho – Carristur

12 de Junho (a partir das 15h) até 13 de Junho (às 8h) – Soflusa

15 de Junho – DHL Armazém Vila Nova da Rainha

17 de Junho – Silos de Leixões

17 de Junho – CTT

22 de Junho – Águas do Algarve

24 de Junho – Greve Casa Pia LX – CED Nª Sra Conceição

Para a Intersindical, “o aumento dos salários e pensões é uma emergência nacional”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *