EconomiaPaís

CGD ‘carrega’ em comissões de contas mais baixa e ‘alivia’ nas contas mais elevadas

A decisão da Caixa Geral de Depósitos de subir as comissões aplicadas a contas mais baratas e diminuir as mesmas nos casos das contas com valores mais elevados, já levaram a uma reação por parte da Deco.

A associação de defesa do consumidor considera ser ‘injustificada’ a subida das comissões que o banco público vai levar a cabo a partir de Janeiro, e receia que outros bancos sigam aumento de comissões do banco público.

Em declarações à Antena 1, em representação da Deco, Nuno Rico criticou a decisão da CGD de alterar os seus preços, aumentando os encargos das contas mais baratas, ao mesmo tempo que reduz as comissões das contas de clientes com maior património.

“É lamentável esta decisão da Caixa Geral de Depósitos. É injustificada e completamente desproporcionada, porque por um lado temos um aumento de 14% dos custos da Conta S, que foi apresentada como uma alternativa com custos mais baixos e depois temos uma descida de 30% para os clientes que têm maior património financeiro.”

Os clientes com a ‘Conta S’, a mais básica do banco, vão ver a respetiva mensalidade aumentar. Quem reúne condições para ter uma bonificação nesta conta, vê os respetivos encargos mensais subirem dos atuais 2,912 euros, para 3,328 euros, representando um encargo anual acrescido de cinco euros. Nas contas sem direito a bonificação, o encargo mensal passa dos atuais 4,16 euros, para 5,148 euros, com o encargo anual a crescer cerca de 12 euros.

Já no caso das ‘Contas M’ e ‘Contas L’, as que têm mais serviços disponibilizados, não há qualquer alteração de preçário.

Enquanto é agravado o custo da ‘conta pacote’ mais barata, a Conta Caixa Azul destinada a clientes com mais recursos beneficia de um alívio de encargos.

A comissão de manutenção desta conta nos casos em que há direito a bonificação, baixo dos atuais 7,28 euros mensais, para 5,20 euros. Mas para isso, para além da domiciliação de rendimentos, passa a exigir ainda duas ou mais autorizações de débito na conta associada. Para as restantes contas Caixa Azul mantêm-se os encargos atualmente em vigor.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *