Sines

Cerveja no mar? Ecoalga mergulha 200 garrafas de cerveja artesanal em Sines

Um lote de 200 garrafas de cerveja artesanal vai ser submerso até 12 metros de profundidade no mar de Sines, para testar «a influência dos traços marítimos» e explorar o enoturismo subaquático.

«Já testámos [mergulhar] o vinho, as bebidas brancas, o mel, o azeite e só faltavam as cervejas», explicou à agência Lusa o proprietário da Ecoalga, Joaquim Parrinha.

Segundo o empresário que gere a Adega do Mar, no Porto de Sines, o desafio partiu de um grupo alemão interessado em testar a evolução da cerveja artesanal no fundo do mar.

«Vamos mergulhar as garrafas até 12 metros de profundidade de forma a conseguir fazer algum acompanhamento da cerveja com os proprietários.

Em princípio irão ficar durante seis meses a esta profundidade e, depois, consoante o produtor, vamos movimentar algumas caixas para zonas mais profundas», indicou.

As cervejas vão ser divididas em dois lotes, sendo a maioria das garrafas submersa «na Adega do Mar, no Porto de Sines» e as restantes colocadas «em caixas de amostras» junto à Ilha do Pessegueiro, em Porto Covo, onde serão desenvolvidas atividades de enoturismo subaquático.

De acordo com Joaquim Parrinha, o grupo alemão mostrou interesse «na caracterização das garrafas” que vão repousar no fundo do mar durante dois anos, tendo disponibilizado a cerveja artesanal em garrafas de vidro e num material semelhante à porcelana».

Este mergulho vai tornar cada garrafa numa oferta única, uma vez que «não há duas garrafas iguais devido às algas e à vida marinha que se fixa na garrafa, dando-lhe uma aparência única».

A curiosidade sobre esta experiência prende-se também na questão do gás da bebida, «e estamos curiosos com o que irá resultar, uma vez que tivemos resultados extraordinários com os espumantes e os vinhos verdes. O estágio das cervejas no fundo do mar poderá torná-las mais macias e com traços marítimos.»

Além da Adega do Mar, uma concessão até 12 metros de profundidade onde se realizam eventos de enoturismo, a Ecoalga lançou recentemente a Adega de Profundidade, onde podem ser submersas garrafas até aos 40 metros para fazer uma avaliação da evolução de cada casta.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *