JustiçaNacional

Centros de Dia ainda sem data para reabrir após período de confinamento

- publicidade -

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou na conferência de imprensa diária que ainda não está prevista a reabertura dos centros de dia porque estes têm ‘especificidades que têm de ser respeitadas’.

Estas especificidades estão ligadas com o facto de muitas vezes coexistirem na mesma instituição um centro de dia para idosos e um sítio especial para crianças, situações que têm que ser acauteladas.

«Temos falado muito em separação de circuitos para separar riscos, mas isto pressupõe que exista pessoal, quer em número suficiente, quer pessoal treinado para manter estas separações» referiu Graça Freitas citada pela Lusa.

Relativamente às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que acolhem pessoas com deficiência, Graça Freitas disse que se aplicam, de um modo geral, todas as regras que já existem para outras instituições como creches e lares de idosos

Mas, ressalvou que «há especificidades no tratamento e no acompanhamento destas pessoas que terão que ser os seus cuidadores e as entidades que gerem estas instituições a adaptar».


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo