Distrito de SetúbalDistritos

Centro Hospitalar de Setúbal inicia hospitalização domiciliária no segundo semestre

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) vai iniciar no segundo semestre deste ano a hospitalização domiciliária, um modelo em que os doentes recebem assistência médica especializada em casa em alternativa ao internamento, anunciou hoje aquela unidade de saúde.

Em comunicado, o CHS, que integra o Hospital de São Bernardo e o Hospital Ortopédico do Outão, refere que «o Serviço de Medicina Interna vai ser responsável pela implementação de uma Unidade de Hospitalização Domiciliária, prevista para o segundo semestre de 2019, com uma equipa de gestão hospitalar multidisciplinar, uma equipa de hospitalização domiciliária e cinco camas de hospitalização domiciliária».

A nova unidade de saúde pretende apresentar uma alternativa ao modelo de internamento convencional, que proporciona assistência médica e de enfermagem aos utentes que, apesar de necessitarem cuidados hospitalares, reúnem um conjunto de critérios clínicos, sociais/familiares e geográficos que permitem que sejam hospitalizados no domicílio.

De acordo com o CHS, os doentes neste regime de hospitalização domiciliária ficam «sob vigilância de uma equipa de gestão hospitalar multidisciplinar, após o devido consentimento informado do doente e da sua família».

O Centro Hospitalar de Setúbal salienta ainda que o modelo proposto “assenta na Medicina Hospitalar de Ambulatório, centrada nas necessidades do doente agudo, mas simultaneamente mais humanizada, respeitando a individualidade de cada doente e devidamente integrada com os outros níveis de cuidados”.

Como vantagens, são apontadas a menor incidência de infeções hospitalares, maior comodidade para o doente que recebe cuidados de saúde no seu domicílio, libertação de recursos hospitalares, redução de custos, entre outros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *