Montijo

Centro Hospitalar Barreiro-Montijo celebrou dez anos

O Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM) assinalou, no dia 5 de novembro, dez anos de existência com um momento simbólico nas instalações da Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital do Montijo.

Na parte da manhã, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, decorreu a sessão comemorativa com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido.

No Montijo, a comemoração iniciou na Praça da República com uma arruada pela Orquestra de Percussão Batucando até às instalações do hospital, onde o Conselho de Administração, trabalhadores e entidades oficiais cantaram os parabéns aos dez anos do CHBM.

Pedro Lopes, presidente do Conselho de Administração do CHBM, agradeceu o trabalho de “todos na nobre tarefa de prestar cuidados de saúde à população”, salientando que as interações entre os diferentes agentes “são cada vez mais importantes, desde os cuidados primários, às parcerias com as entidades privadas e públicas, como as câmaras”.

Revelou, ainda, que o CHBM está a desenvolver o processo de certificação da Unidade de Cirurgia de Ambulatório: “é esta competência que queremos continuar a oferecer aos utentes”.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, associou-se a este momento e afirmou ter “valido a pena estes dez anos. Vale a pena investir no Serviço Nacional de Saúde e na dignificação dos profissionais de saúde.

Olhamos para a saúde como um elemento fundamental e, por isso, da nossa parte, estaremos sempre disponíveis para trabalhar convosco. Os cuidados hospitalares não são da competência das autarquias, mas o funcionamento do hospital e o seu relacionamento com as pessoas é uma questão que nos chega e nos é apontada.

É importante, também, dar nota dos bons exemplos e esta Unidade de Cirurgia de Ambulatório é uma referência no Serviço Nacional de Saúde, o que demonstra que quando há investimento, vontade e empenho técnico sabemos fazer do melhor que há em Portugal.”.

O CHBM foi criado a 1 de novembro de 2009, através do Decreto-lei n.º 280/2009, e integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital Distrital do Montijo. Tem mais de 30 valências clínicas, prestando assistência ao nível do Internamento, Consulta Externa, Urgência, Hospital de Dia, Assistência Domiciliária e assegurando, praticamente, todos os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica daí decorrentes.

 

Fonte: Câmara Municipal do Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *