Sesimbra

Centro de Vacinação da Quinta do Conde está em funcionamento

Centro de Vacinação na Quinta do Conde começou hoje a funcionar

Iniciou-se hoje, 1 de Março, a vacinação no Centro de Vacinação da Quinta do Conde, o primeiro do concelho a ser instalado pela Câmara Municipal, por solicitação das autoridades de saúde.

O processo está a ser garantido por uma equipa de enfermeiros do agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, entidade que está a gerir todo o processo, apoiados por elementos da Proteção Civil Municipal e voluntários da Câmara Municipal, muitos dos quais tinha já desempenhado funções no centro de testes.

Prevê-se que neste primeiro dia sejam vacinadas cerca de 50 pessoas, e até sexta-feira, 5 de março, mais de uma centena por dia, o que totalizará cerca de 500 vacinados até ao final da semana.

Durante esta semana, o centro receberá utentes com mais de 80 anos ou mais de 66 anos com doenças crónicas previstas na lista de prioridades, que receberão vacinas da Pfizer, e para a semana prossegue a vacinação para mais de 80 anos e inicia-se o grupo de pessoas com 50 anos e doenças associadas, neste caso com a vacina da Astrazeneca.

Os utentes devem aguardar contacto da autoridade de saúde. Não devem deslocar-se ao Centro sem terem sido contactados.

O Centro de vacinação tem oito cabines, zona de receção, sala de espera, zona de rastreio e espaço onde os vacinados aguardam até lhes ser dada alta, e está preparado para se manter a funcionar durante todas as fases do processo de vacinação, que abrangerão os diversos grupos, por prioridades.

Nas freguesias do Castelo e Santiago, por agora, as vacinas estão a ser administradas nas unidades de saúde, por entendimento das autoridades de saúde. De referir, porém, que a Câmara Municipal tem identificados locais para mais centros de vacinação nas freguesias do Castelo e Santiago e está preparada para os instalar a qualquer momento.

A autarquia já sugeriu, inclusive, sugerido às autoridades de saúde esta metodologia, em detrimento da administração de vacinas nos centros de saúde, estando a aguardar resposta do ACES Arrábida a esta proposta.

Fonte: Câmara Municipal de Sesimbra


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *