Cantinho da BicharadaPaís

Centro de Informação Anti-Venenos ajuda em emergências com animais

Por muitos cuidados que se tenha em casa com materiais tóxicos, nem sempre os tutores de animais podem vigiar tudo, e os acidentes acontecem, desde a ingestão de produtos ao contacto com materiais corrosivos.

Em caso de emergência sabia que pode contar com os técnicos especializados do Centro de Informação Anti-Venenos?

Ao Diário do Distrito a Dr.ª Fátima Rato, elemento do CIAV, explicou que “o nosso objectivo é atender pessoas que estão em «desespero» porque os seus animais de companhia ingeriram algum produto tóxico ou estiveram em contacto com estes por via cutânea.

Esclarecemos com a pessoa a situação com o animal, identificamos o produto tóxico em causa e o tipo de contacto, se foi por ingestão ou cutâneo, bem como o período que mediou entre esse contacto e a chamada que nos é dirigida, para saber o que é possível fazer no imediato.”

Embora todas as situações deste tipo devam ser verificadas por um veterinário “por vezes acontecem em alturas que estes não estão a funcionar ou é algo demasiado urgente e também há algumas manobras que o tutor pode fazer no imediato, e que lhe são explicadas”.

Estas, segundo a Dr.ª Filipa Rato, passam por “induzir o vómito a cães ou gatos que tenham ingerido os produtos, a lavagem do pêlo com determinados produtos e, em último caso, indicamos que terá mesmo de ser consultado um veterinário devido à gravidade potencial do envenenamento, porque há situações em que nada disto pode salvar o animal.”

Embora ainda pouco conhecido do público este serviço do CIAV, a Dr.ª Fátima Rato refere que “já recebemos chamadas de pessoas a pedir auxílio para diversos tipos de animais além de cães e gatos, como rebanhos, pombais ou até apicultores com problemas com as suas abelhas. Depois temos os veterinários que já conhecem o CIAV e nos ligam também a pedir conselhos sobre os casos que lhes chegam.”

Como se disse no início, nem sempre todas as precauções evitam os acidentes, mas há cuidados que se podem ter em casa para os evitar, conforme refere a Dr.ª Fátima Rato.

“Há que ter atenção aos rótulos dos produtos que temos em casa, e guardar longe do acesso dos animais, evitar ter em casa embalagens com produtos tóxicos, fechar bem as latas de tintas, porque é algo frequente estas caírem e derramarem o conteúdo sobre os animais, e nunca deixar medicamentos ao alcance destes. Muitas pessoas guardam estes em garagens e não se apercebem que os animais os podem alcançar.

Outro cuidado especial a ter é na aplicação de produtos herbicidas e pesticidas junto ao chão, garantindo que nenhum animal se aproxime.”

O CIAV – Centro de Informação Anti-Venenos apresentou recentemente a sua nova linha telefónica exclusiva, 800 250 250 (chamada gratuita), pela qual são dadas informações diversas nos casos de emergência. “Trata-se de um número de fácil memorização para o público, tornando mais fácil o contacto em casos de emergência”.

O número anterior (808 250 143) vai manter-se ativo durante um ano, encontrando-se garantido o encaminhamento das chamadas para o novo número agora criado.

O CIAV presta informações toxicológicas sobre todos os produtos existentes, desde medicamentos a produtos de utilização doméstica ou industrial, produtos naturais, plantas ou animais, funcionando 24 horas do dia, 7 dias por semana, sendo o serviço assegurado por pessoal médico especializado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *