AtualidadeBarreiroMoita

Centro de Atendimento a Violência Doméstica Moita-Barreiro acompanhou 335 processos

O Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica Moita-Barreiro foi criado há dois anos, e já acompanhou 335 processos de violência doméstica, tendo sido realizados pela equipa técnica um total de 1492 atendimentos, 91 reuniões de parceria e 25 ações de sensibilização, divulgação e informação.

O Centro foi criado através de um Protocolo de Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, assinado entre os municípios da Moita e do Barreiro, a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e outras entidades com resposta nesta área.

«A violência doméstica existe. Não desista, estamos aqui para si» é a mensagem transmitida pelo município da Moita e pela RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, no folheto de sensibilização, divulgado recentemente, sobre o Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica Barreiro – Moita.

Numa altura em que o país volta ao confinamento, quando as vítimas de violência doméstica estão em situação de maior vulnerabilidade, estas duas entidades dão a conhecer a existência e o trabalho desta importante resposta social, em funcionamento no concelho da Moita.

Esta resposta social, coordenada pela RUMO, tem desenvolvido a sua atividade no âmbito da promoção da Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, Igualdade de Género e combate à Violência de Género, em particular no que respeita à violência doméstica, contra pessoas idosas, contra pessoas com deficiência e/ou incapacidade, nas relações de intimidade entre jovens adolescentes e no namoro.

O trabalho desenvolvido assenta em pressupostos fundamentais para a sua prossecução: proximidade e relação entre a equipa e as pessoas, confiança entre as instituições e solidariedade entre os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLASM) que tantas vezes fazem a diferença na celeridade das respostas às vítimas de violência doméstica.

Contactos: telemóvel de Emergência (7dias p/semana – 24H/dia): 910 313 180

Telefone: 21 206 49 20 – email: cavbm@rumo.org.pt


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *