Parceiros
Alcácer do Sal

Centro de Apoio a Migrantes irá nascer em Alcácer do Sal

- publicidade -

A Associação de Desenvolvimento do Torrão (ADT), em parceria com a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a Câmara Municipal de Grândola, estabeleceu um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), no dia 16 de Fevereiro.

O projecto tem como objetivo proporcionar um melhor acolhimento e integração de migrantes. Por força do aumento do número e dimensão de novas explorações agrícolas e do desenvolvimento do turismo e das estruturas de apoio que lhes estão inerentes, como a restauração e hotelaria, Alcácer do Sal tem vindo a assistir ao aumento do número de migrantes que, de forma sazonal ou definitiva, se encontram no Concelho.

Esta nova valência social, designada de “Alcácer do Sal e Grândola Acolhem” pelas entidades parceiras, tem a missão de criar condições para ajudar os migrantes a integrarem-se na comunidade, facilitando-lhes os processos de acesso à saúde, educação, serviços públicos, entre outros.

O CLAIM vai ser dotado de recursos e meios humanos, designadamente um técnico e uma viatura, para conseguir contactar com os migrantes no terreno. Entre as intervenções de apoio a estas famílias de estrangeiros está, por exemplo, a integração das crianças no sistema de ensino, para que tenham acesso à educação.

Os vereadores Manuel Vítor de Jesus e Nuno Pestana marcaram presença na assinatura do protocolo.

A nova valência social, segundo a autarquia de Alcácer do Sal, “nasce” devido ao “aumento do número de migrantes que, de forma sazonal ou definitiva”, se encontram nestes dois concelhos alentejanos, “por força do aumento do número e dimensão de novas explorações agrícolas e do desenvolvimento do turismo e das estruturas de apoio que lhes estão inerentes, como a restauração e hotelaria”.

O CLAIM tem como missão “criar condições para ajudar os migrantes a integrarem-se na comunidade, facilitando-lhes os processos de acesso à saúde, educação e serviços públicos, entre outros”.

Fonte: CM de Alcácer de Sal


SONDAGEM: Qual o seu sentido de voto nas próximas eleições legislativas a realizar no dia 30 de janeiro.
Carregue neste link para votar e partilhe
https://t.me/diariodistrito/1253

Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva no canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que fazemos no seu distrito


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *