Distrito SetúbalPalmelaQuinta do Anjo

Centro da Europa continua na Quinta do Anjo

Esta sexta-feira foi celebrada a cerimónia de inauguração oficial de mais um centro Europe Direct, instalado no Espaço Fortuna Artes e Ofícios em Palmela, durante os próximos cinco anos.

- publicidade -

A Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal (ADREPES) voltou a receber o centro Europe Direct da Área Metropolitana de Lisboa (AML), no Espaço Fortuna Artes e Ofícios, localizado na Quinta do Anjo, em Palmela.

A cerimónia oficial decorreu na manhã de sexta-feira com a inauguração de um dos 15 centros europeus que cobrem o território nacional. O financiamento da rede de centros em Portugal é feito pela Comissão Europeia, com vista a criar espaços que aproximem os cidadãos locais do trabalho que é desenvolvido na União Europeia.

O Presidente da ADREPES abriu a cerimónia para relembrar 2013, ano em que o centro europeu se instalou na Quinta do Anjo, implementando em Setúbal “o espírito europeu”. Exprimiu ainda o seu contentamento por conseguirem, este ano, “dar o salto” e incorporar a rede de centros da Área Metropolitana de Lisboa. 

Para além de fornecerem “informações, assistência e respostas a perguntas sobre legislação, políticas, programas, possibilidades de financiamento da União Europeia (UE) e promoverem ativamente o debate” sobre estes temas, o atual Gestor do centro na AML, Luís Aragão, explicou ainda a importância que estas iniciativas têm ao nível do desenvolvimento regional.

“Permitem que as instituições políticas adaptem as suas medidas às necessidades locais(…) Sendo que, no caso da AML, o desemprego se sente com maior intensidade, pretende-se divulgar os direitos, os benefícios e as oportunidades concretas proporcionadas pela UE aos cidadãos e às empresas, dando particular relevância aos jovens em busca do primeiro emprego”, afirmou.

Ao longo dos últimos anos, a ADREPES desenvolveu 150 projetos e campanhas de sensibilização para integrar a população em debates que se realizam a nível europeu sobre temas que estão na ordem do dia.

O pequeno Espaço Fortuna Artes e Ofícios é agora um importante ponto de contacto de Portugal com a Europa. Dos 15 centros nacionais fazem parte as regiões do Algarve, Alto Alentejo, Açores, Baixo Alentejo, Bragança, Madeira, Minho, Lezíria e Médio Tejo, Região da Beira Interior, Região de Coimbra e Leiria, Sousa e Alto Tâmega, Viseu, Área Metropolitana de Lisboa e Área Metropolitana do Porto.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo