Sociedade

Centenas de portugueses burlados em esquema de pirâmide com canábis

A Polícia Judiciária está a investigar um esquema de burla em pirâmide, à escala europeia, e que terá lesado centenas de pessoas em Portugal, escreve o Jornal de Notícias esta segunda-feira.

O esquema prometia altos rendimentos em troca de investimentos em canábis medicinal através de uma página da Internet que conta com cerca de 260 vítimas em território nacional, algumas das quais terão investido até 100 mil euros.

A história começa em 2020, com a criação da página Juicyfields, com sede nos Países Baixos. A empresa, adianta o jornal Público na edição deste domingo, oferecia a venda de clones de plantas de canábis por 50 euros, com a garantia de que os mesmos iam ser plantados e recolhidos para serem vendidos a parceiros da indústria farmacêutica. Os primeiros investidores eram aliciados a angariar outros financiadores, sendo remunerados com bónus pela obtenção de novos membros. Em média, os retornos prometidos atingiam os 30% mensais.

O esquema propagou-se rapidamente por toda a Europa e atingiu o seu pico em Portugal no início deste ano, com centenas de investidores a aplicar entre 50 a 100 mil euros na Juicyfields. Tal como outros esquemas em pirâmide, os promotores patrocinavam eventos com repercussão mediática. Em Portugal, a Juicyfields foi um dos patrocinadores oficiais da Cannadouro – Feira Internacional de Cânhamo do Porto, que se realizou em Novembro de 2021. A projecção que a empresa obteve neste evento poderá ter contribuído para angariar milhares de novos clientes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *