AtualidadePaísSociedade

Censos 2021: População mais envelhecida, com mais escolaridade e concentrada no Litoral

De acordo com os resultados provisórios dos Censos2021, Portugal tem 10.344.802 habitantes, tendo perdido 217.376 pessoas nos últimos dez anos. 

Para além de um saldo natural negativo (diferença entre a natalidade e a mortalidade) em relação aos Censos2011, houve também um envelhecimento da população: há mais 20,6% de população com 65 anos ou mais. Esta faixa etária representa 23,4 por cento da população portuguesa, revela o Instituo Nacional de Estatística (INE). 

Houve ainda um aumento do desequilíbrio entre os dois sexos: existe agora um rácio de 90,7 homens por cada 100 mulheres, menos 0,8 pontos do que há dez anos. 

Também os divórcios aumentaram, enquanto os casamentos diminuíram. Nos últimos dez anos “aumentou a importância relativa da população divorciada”.  

De acordo com estes resultados, verifica-se “uma concentração” de população em redor de Lisboa e na região do Algarve. “Acentuaram-se, desta forma, os padrões de litoralização do país e o movimento de concentração da população junto da capital, fenómenos que se têm vindo a reforçar nas últimas décadas”, refere o INE. 

A população estrangeira a residir em Portugal aumentou mais de 40%. As pessoas com nacionalidade estrangeira residentes no país representam agora 5,4 por cento do total da população.
 

O nível de escolarização aumentou significativamente em Portugal, sendo que 21,3% da população tem hoje o ensino secundário. Já a população com o ensino superior passou dos 11,8% em 2011 para os 17,4% à data da realização dos Censos2021. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *