Distrito de SetúbalJustiçaPaís

CEMA ordenou retirada de patrulha da GNR da praia da Figueirinha

Uma patrulha da Unidade de Controlo Costeiro da GNR do Destacamento de Vigilância Móvel da UCC, que se encontra este domingo na praia da Figueirinha, Setúbal, terá sido mandada retirar a praia da Figueirinha, em Setúbal, após o Almirante António Maria Mendes Calado, Chefe do Estado-Maior da Armada – CEMA, que frequentava aquela praia, ter contactado ‘o General em comissão de serviço da GNR (Comandante da UCC)’.

O caso é denunciado num comunicado conjunto da Associação de Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Socioprofissional da Polícia Marítima (ASSPM), no qual «repudiam em absoluto esta atitude, que ilustra de forma lamentável o atropelo à Constituição da República, à segurança púbica, e ao interesse publico, perante o estado sanitário em que o país se encontra».

As associações da GNR e da Polícia Marítima acusam o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) de «atropelo à Constituição da República, à segurança pública e ao interesse público perante o estado sanitário em que o país se encontra» e ainda por não «deter autoridade para agir sobre uma patrulha da GNR, sendo uma clara ingerência na actividade operacional» daquela autoridade.

O comunicado refere também que o CEMA «deu ordens diretas ao capitão do Porto de Setúbal para enviar para o local a Polícia Marítima com o objetivo de obrigar à retirada da patrulha da GNR.

As associações defendem que se os comandos das respetivas polícias tivessem origem nas instituições e não nos ramos militares o «cenário seria impensável, e muito menos praticável» e entendem ainda que «o poder político não pode continuar a permitir que a tropa em dois ramos das forças armadas exerça cargos que detém com tal ligeireza, pondo em causa quer a segurança quer a tranquilidade, quer a proteção dos cidadãos deste país».

O CEMA ainda não se pronunciou sobre o assunto.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Ingerência dum Grumete a Interferir no Trabalho da GNR e mais mandar a Polícia Marítima para Desalojar os Militares da GNR e onde podia Haver mau Entendimento Demita-se seu Grumete antes do Clarim Tocar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *