CulturaFestas PopularesPaísSesimbra

Cegadas, a tradição do Carnaval de Sesimbra

Na freguesia do Castelo, especialmente nas aldeias de Alfarim e do Zambujal, existe uma tradição muito típica do Carnaval. As Cegadas são um dos pontos altos do Carnaval de Sesimbra, em conjunto com os desfiles de domingo e de terça-feira ou o Cortejo dos Palhaços. Os sesimbrenses preparam-se para viver um dos melhores carnavais da sua história após a pausa forçada pela pandemia.

As Cegadas é um dos poucos locais no país onde os grupos saem para as ruas para contarem as suas histórias. Esta tradição, com mais de 100 anos, tem várias raízes na Revista a Portuguesa. Estes grupos de teatro, compostos na sua totalidade por homens, cantam cantigas ao estilo dos versos de escárnio e maldizer. Um dos grupos de Cegadas vai brincar com a velhice usando o mote “A Velhice é um Posto”. A Cegada de Alfarim tem como tema os “Vendedores de Rua”, já a do Zambujal vai se centrar na “Sorte Não se Procura”.  

Os grupos percorrer, durante 4 dias, os grupos atuam um pouco por todo o concelho. Atuam em bares, na rua, no Cineteatro ou na Fortaleza de Santiago. Todos os espaços servem para receber a alegria das Cegadas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *