AtualidadeBarreiro

CEA Barreiro alerta para cuidados com a lagarta-do-pinheiro

Dado o período de infestação dos pinheiros pela processionária, igualmente conhecida como lagarta-do-pinheiro, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Câmara Municipal do Barreiro, alerta para o cuidado a ter na sua presença.

 Esta lagarta poderá estar presente na Mata da Machada e nos parques do concelho. Neste sentido, o vereador Bruno Vitorino, responsável pelo CEA, «alerta para a presença e desaconselha vivamente» o contato com a lagarta-do-pinheiro.

 «A lagarta-do-pinheiro possui milhares de pêlos suscetíveis de causar erupções cutâneas, problemas oculares e afetações da garganta», explica.

 Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento desta praga, sobretudo devido às condições climáticas. Em ambiente urbano, a lagarta-do-pinheiro exige vigilância constante e um combate urgente e atempado para evitar riscos para a saúde pública.

 A presença da lagarta-do-pinheiro é fácil de ver nas árvores. Entre julho e novembro, observam-se tufos de agulhas avermelhadas, ligadas por fios sedosos, nos ramos expostos ao sol. Os ninhos grandes, em forma de bolsões, constituídos por fios brancos e sedosos, na ponta dos ramos expostos ao sol, aparecem a partir do outono.

 Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, a autarquia recomenda que seja consultado de imediato o posto médico mais próximo ou através da linha SNS24 –  808 24 24 24​


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *