Covid-19PalmelaPolítica

CDS-PP Palmela questiona autarquia sobre ensino à distância no concelho

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Palmela informa em nota enviada às redações que remeteu à Câmara Municipal de Palmela as suas preocupações no que respeita ao ensino à distância e a sua implementação no concelho de Palmela.

«Considerando que a escola tem um papel fundamental na ascensão social dos alunos, na formação da sua personalidade e da sua construção enquanto ser humano. Dada a sua importância não se pode querer voltar à normalidade das aulas, sem se acautelar o acesso universal dos alunos aos conteúdos fornecidos pelos professores» refere o comunicado assinado por Linda Oliveira, presidente da CPC do CDS-PP Palmela.

«Relembramos que nem todas as crianças do Concelho têm acesso a um computador/tablet ou a uma rede de internet que permita um eficaz ensino à distância. E os motivos são vários:

Famílias cujo único computador da casa é usado para teletrabalho; Casas sem qualquer equipamento tecnológico; Casas cuja pobreza não permite sequer que tenham electricidade; E ainda, localidades distantes de zonas urbanas às quais a rede de internet não chega ou não confere uma ligação estável.»

Por estes motivos o CDS-PP de Palmela colocou as seguintes questões à autarquia:

«Qual o número de alunos do município que não tem acesso a um computador ou equipamento equiparável (tablet, smartphone, entre outros)?; Qual o número de alunos que não têm acesso à internet ou cuja localização de residência não lhes confere uma ligação estável?; O Município delineou alguma estratégia para fazer face a este problema ? Se sim, qual? E qual o tempo previsto para a resolução do problema?»

Os centristas acham positivo e favorável o regresso às aulas por intermédio de plataformas de ensino à distância, «porém, nenhum aluno deve ser deixado para trás por falta de recursos e cabe à autarquia ser o apoio das famílias e da escola neste momento de adaptação por que todos os alunos estão a passar».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *