AlmadaPolítica

CDS-PP Almada questiona executivo sobre Programa Revive no Castelo

A Concelhia do CDS-PP Almada endereçou às redações uma nota de imprensa na qual dá conta do requerimento enviado pelo deputado municipal António Pedro Maco à Câmara Municipal, solicitando esclarecimentos acerca do Programa Revive do Governo.

Este programa «foi prometido para Julho do ano passado, para a requalificação e reabilitação do Castelo de Almada, e reconversão para as áreas do turismo e do lazer, mas até ao momento, nada foi resolvido» refere a nota.

«O Castelo de Almada monumento que remonta aos tempos das reconquistas, é parte integrante da História da cidade, razão pela qual, o CDS-PP pretende deslocar a força da GNR que está sediada no mesmo tem décadas, para instalações adequadas e com melhores condições de operacionalidade dentro de uma área de jurisdição da respectiva força policiai.

Um desejo há muito manifestado pelo CDS-PP Almada , sem que os anteriores executivos da CDU ou os vários Governos da República o tivessem resolvido, o que justifica que o autarca do CDS-PP no concelho, tivesse necessidade de questionar a câmara municipal, uma vez que está a fazer um ano que o Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, prometia em sessão pública. a requalificação do respectivo imóvel de valor histórico inegável através do Programa Revive com um montante de 54 milhões de euros no seu conjunto.

Desta forma, o CDS-PP quer obter informação acerca do ponto da situação tal como questionar a câmara relativamente à cronologia da execução da intervenção:

1 – Volvido que está quase um ano da apresentação pública pelo Ministro Siza Vieira, da inclusão do Castelo de Almada no Programa Revive, que tem como objectivo a sua requalificação e a colocação do mesmo ao serviço do turismo, da economia e das populações locais e de visitantes, tem a Câmara Municipal de Almada, informação acerca do ponto da situação relativamente à concretização prática do projecto?

2 – Considerando que a operacionalização e concretização do projecto na prática só é exequível, obrigatoriamente, com a deslocação da força de segurança da GNR sediada actualmente no castelo para local definido, em concreto e ao que é expectável, para a Charneca da Caparica, tem a autarquia conhecimento de alguma conclusão do processo em apreço por parte do Ministério da Administração Interna para que se concretize em breve essa deslocação ficando o castelo de Almada completamente liberto para a implementação do Programa Revive no respectivo imóvel?

3 – Tem ainda a Câmara Municipal de Almada uma previsão para a concretização do programa de requalificação e reabilitação do Castelo de Almada e a sua colocação em definitivo ao serviço das populações, da cultura e do lazer através do Programa Revive, a partir do momento em que esteja resolvido o problema referido na questão anterior?

4 – Já existe algum valor definido pelo Programa Revive para a concretização da requalificação do Castelo de Almada?  Em caso afirmativo, qual o montante desse valor?»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *