Cavalo resgatado pelo IRA no Montijo não resistiu

A 18 de Julho o Diário do Distrito noticiava que o IRA – Grupo de Intervenção e Resgate Animal, divulgara um vídeo onde resgatava de um terreno no Montijo, um cavalo em situação de má nutrição, caquexia extrema e pertencente a moradores do Bairro Social da Caneira.
Baptizado como ‘Triunfo’, apesar de «todos os esforços durante estas duas semanas, o seu estado clínico era tão debilitado que acabou por não resistir à magreza e fraqueza extrema» refere o IRA na sua página.
«Apesar do voraz apetite e recurso constante a multi-vitamínicos, não foram suficientes para o ajudar a progredir daquele profundo estado debilitado em que foi encontrado e resgatado.
Com a equipa médica em seu redor, apesar dos esforços constantes nestes últimos 2 dias, ele (Triunfo) “pediu-nos” para finalmente o deixarmos descansar.
Resta-nos desejar que ele leve uma memória menos negativa com a sua partida, onde foi acolhido e tratado como todos os animais deveriam ser tratados.
E ao Montijo resta-vos a garantia de que estaremos empenhados, talvez mais do que nunca, para em conjunto com as autoridades competentes mostrar que este tipo de crimes contra o bem-estar animal terá agora um novo tipo de resposta.
Não foi apenas o Triunfo que faleceu, era um dos nossos.»