AtualidadeInternacionalSociedade

“Catastrófico”. Furacão Laura atinge esta madrugada os EUA

Autoridades americanas dizem que o furacão está a evoluir para ser uma "tempestade tremenda".

- publicidade -

O furacão Laura aumentou hoje de intensidade, passando para a categoria 4.

As autoridades norte-americanas acreditam que se torne um fenómeno “extremamente poderoso e catastrófico” quando atingir na madrugada desta quinta-feira os Estados do Texas e de Louisiana.

Estes dois Estados norte-americanos já pediram à população que reside nas faixas costeiras para abandonarem a região “antes que se seja tarde”.

As imagens de satélite mostram a intensificação do Laura, “capaz de destruir habitações e de inundar comunidades inteiras assim que surja a chuva, que poderá atingir os 6,10 litros por metro quadrado”, indicou o Centro Nacional de Furacões.

“Nalgumas áreas, quando acordarem na quinta-feira de manhã, ninguém vai acreditar no que se passou”, disse hoje Stacy Stewart, especialista no fenómeno.

“O que não vier abaixo com o vento poderá facilmente derrubado pela subida das águas do oceano, que serão empurradas para terra”, acrescentou.

O vento registado esta quarta-feira de manhã atingiu rajadas contínuas de cerca de 205 quilómetros por hora.

“A situação está a evoluir para uma tempestade tremenda”, disse esta quarta-feira o governador da Louisiana, John Belk Edwards.

Ao atingir a categoria 4 (o máximo é 5), os ventos poderão soprar até 233 quilómetros por hora, com a forte ondulação a cobrir cerca de 725 quilómetros nas zonas costeiras.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui