Cultura

Casa Municipal da Cultura de Seia recebe grandes espetáculos

No sábado, dia 11 de março, pelas 21h30, Carminho, a grande voz do Fado português, sobe ao palco da Casa Cultural da Cidade de Seia

Carminho apresenta o seu novo álbum” Portuguesa”, um trabalho contínuo como escritora, intérprete, agregadora cultural e maior inspiração para o Portugal contemporâneo.

A Casa Municipal de Cultura de Seia celebrou no dia 27 de março o Dia Mundial do Teatro com uma produção do Trigo Limpo Teatro ACERT: “Frida Kahlo, Filha da Grande Manhã”. A trajetória de vida de “Frida Kahlo, Filha da Grande Manhã” ressalta a importância da libertação de estereótipos e preconceitos.

Trata-se de uma narrativa teatral adaptada da obra de Frida Kahlo, tornando-a objeto de diálogo com a artista, que foi cauteloso na sua trajetória, mas nunca cogitou ser divinizada.

Este espetáculo insere-se na Mostra de Teatro Regional Central — SEIA TEATRO, que, à semelhança do concerto de Carminho, integra a programação da Casa Municipal da Cultura apoiada pela Direção-Geral das Artes (DGArtes). A candidatura para 2023 conta com mais de 40 espetáculos e um investimento na ordem dos 350 mil euros, com a DGArtes a apoiar 50%.

A agenda deste ano inclui música, teatro, dança, residência artística e muito mais. A aposta deste município na cultura visa proporcionar uma programação cultural regular e contínua ao público da região, formando e educando o público nas diversas artes. Para além da diversidade e transversalidade do projeto, é também uma forma de envolver novos parceiros, comunidades e comunidades locais.

Exemplo disso é a representação da “Cruzeta”, que conta com a participação da comunidade sénior do concelho.

Muitos outros programas ganham vida durante o ano, incluindo escolas de música e dança (ACR Music & Voices, Vozes em ½ Ponta), grupos musicais (Fiarmonias), artistas do concelho (Festival Artis) e muito mais. É também uma oportunidade de trazer grandes nomes como Carminho, Bárbara Tinoco e Sergio Godinho ao palco da Casa Municipal da Cultura, previsto para o segundo semestre deste ano. 

Para uma cidade de média dimensão como Seia, isso não seria possível sem o apoio da DGartes. 

A programação anual é ainda complementada por outros programas que não fazem parte da candidatura, inseridos na dinâmica crescente dos agentes culturais da região, como o balé Coppélia, que estreou em 18 de março. “Estamos contentes por termos uma agenda cultural ao nível dos grandes centros urbanos, porque confere atratividade ao território, mas sobretudo pela ampla disponibilidade de cultura”, disse o presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *