Atualidade

Carnaval, primavera, Lua Cheia e Páscoa: mais do que uma relação, um significado

Quem define o dia de Carnaval?

O dia de Carnaval, que se assinala esta terça-feira, está ligado diretamente à Páscoa, mais propriamente ao início da Quaresma, um tempo litúrgico de 40 dias (exceptuam-se os domingos) e que se inicia com a celebração de Quarta-feira de Cinzas. Sabendo a data da Quarta-feira de Cinzas, o dia anterior é o dia de Carnaval.


Como se calcula a data da Páscoa:

A maior festa cristã, a Páscoa, evoca a ressurreição de Jesus e é sempre celebrada no domingo seguinte à primeira Lua Cheia da primavera. Confuso? Nem por isso.

Ocorrendo o equinócio de primavera (entre o dia 20 e 22 de março), consulta-se o dia da Lua Cheia seguinte. Sabendo o dia da Lua Cheia, o domingo seguinte é o Domingo de Páscoa. Assim, o dia de Páscoa é celebrado nunca antes de 22 de março e nunca depois de 25 de abril.

O que é a Quaresma?


É o tempo de 40 dias de preparação para a Páscoa, que começa no dia seguinte ao Carnaval, na Quarta-feira de Cinzas. Começou com a prática do jejum entre os cristãos em meados do século II. Por volta do século IV, tornou-se também comum a prática da penitência, com o propósito de mudança de vida e implorar a misericórdia de Deus para o mundo por meio do jejum e da abstinência de carne.


A origem da palavra Carnaval


Neste ponto, não há propriamente uma unanimidade entre os estudiosos, mas algumas das hipóteses apontam para “carne vale” (adeus carne) ou de “carne levamen” (supressão da carne), que remetem para o início do período da Quaresma.

A Quarta-feira de Cinzas é, juntamente com a Sexta-feira Santa, um dos dias de jejum e abstinência obrigatórios.

O que é isso do jejum e a abstinência?


O jejum é a forma de penitência que consiste na privação de alimentos. No conceito católico, o dia de jejum pode praticar-se com a ingestão de apenas uma refeição completa, sendo que a soma da quantidade das restantes refeições não podem superar a da refeição principal.


A abstinência, por sua vez, consiste em não comer carne e promover a escolha de uma alimentação mais simples e pobre. Também pode ser uma prática de abstinência não beber café, não fumar, não ir a um espectáculo ou não comer doces nesse dia.


A esmola é outra prática bastante comum. Normalmente, deve-se ajudar os pobres com o dinheiro que teria sido gasto nas coisas de que nos abstivemos.

O que muda nas expressões de culto?


A partir de quarta-feira de Cinzas, na Liturgia, o padre usa paramentos roxos que simbolizam a penitência. Também o pano que cobre o ambão (onde se fazem as leituras) é de cor roxa. Há uma maior sobriedade para a celebração da Missa, marcada pela ausência total de flores e o uso mais modesto do órgão.

Também se omite o hino do ‘Glória’ e o cântico ‘Aleluia’ antes da leitura do Evangelho é substituído por outra expressão de louvor. Só na Vigília Pascal (noite de Sábado Santo para Domingo de Páscoa) é que retornam os elementos festivos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *