Mundo

Cardeal australiano condenado por abuso sexual de menores

Um dos homens mais influentes da Igreja Católica, ex-tesoureiro do Vaticano e colaborador próximo do Papa Francisco, foi considerado culpado por múltiplas ofensas sexuais a crianças.

De acordo com a CNN, é quase certo que o cardeal australiano George Pell – de 77 anos – venha a ser preso, já que foi considerado culpado por “penetração sexual” e por “quatro acusações de atos indecentes com ou na presença de crianças”. Os crimes terão ocorrido no final dos anos 90.

A condenação de Pell acontece num momento delicado para a Igreja, devido às acusações de abuso sexual cometido por padres em todo o mundo e ao encobrimento dos casos pelos respetivos bispos.

O cardeal Pell é, neste momento, a mais alta autoridade católica a ser considerada culpada de abusos sexuais a menores.

Um dos depoimentos foi de um homem, que disse que Pell teria abusado sexualmente dele e de outro rapaz na histórica Catedral de Saint Patrick, em Melbourne – Austrália, depois de uma missa dominical. O relatório descreve com pormenor os abusos cometidos na sacristia e vão desde o assédio, ao sexo oral e à penetração.

A vítima, citada pela CNN, disse que nunca contou a ninguém porque “não queria arriscar nada”.

O cardeal Pell reiterou desde sempre a sua inocência. “É vergonhoso, completamente falso. É uma loucura”, disse na altura o prelado.

O Vaticano ainda não comentou o veredicto. George Pell fazia parte do grupo de cardeais assessores do Papa, que o dispensou de funções formalmente no ano passado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *