Cantinho da Bicharada

Cão-polícia herói das crianças reforma-se da PSP

Donatello, o cão-polícia que serviu durante oito anos a causa pública, fez o seu último turno de serviço na sua actividade operacional.

«O cão-polícia que mais sorrisos deixou e depois no coração das crianças, fez hoje o seu último turno de serviço, no Centro Escolar da Nazaré» explica a Policia de Segurança Pública no post partilhado no Facebook.

«Termina como começou a sua atividade operacional: a fazer crianças felizes e a deixar os seus companheiros orgulhosos.»

A PSP conta depois que ‘Don’ é um cão de raça Rottweiler, nascido em 2014. «Desde os primeiros passos que se percebeu que era um cão especial e diferente de todos. Divertido e calmo; brincalhão e carinhoso; e com uma aptidão única para interagir com as crianças.

Foi ainda em 2014 que formou equipa com o Agente Principal Paulo Quental.»

Com este agente realizou incontáveis demonstrações «que alegraram os corações não só a crianças em idade escolar, creches , alunos com necessidades especiais ; mas também adultos, conseguindo com as suas peripécias originar fortes gargalhadas e lágrimas de alegria e muita euforia».

Mas ‘Don’ foi também a cara, ou melhor, o focinho, e o herói do programa «Eu Cuido – Mundo melhor para os animais», que tem levado à comunidade escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico contributos para a formação e sensibilização sobre temas relacionados com os comportamentos, saúde e bem-estar, regras de interação e o papel dos animais de estimação na sociedade.

Apesar da reforma oficial, o Donatello «vai continuar a estar ligado ao Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia | GOC-UEP» garante a PSP, referindo que «ali irá gozar, agora de uma forma mais relaxada, a merecida reforma.

Já o Agente-Principal Quental terá a árdua tarefa de encontrar e treinar um cão para ocupar este lugar.»

Por fim, a força de segurança deixa um «MUITO OBRIGADO ao Donatello e ao seu tratador e companheiro de vida Agente Principal Paulo Quental, pela forma exemplar como cumpriram os seus deveres e como enalteceram o nome da polícia».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *