AtualidadeDestaqueDistrito de Setúbal

‘Campo depressionário’ traz chuva, vento e agitação marítima para o Natal

Se esperava um Natal soalheiro e frio, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, fique a saber que este ano será precisamente o oposto.

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para amanhã, sábado e domingo, em todo o território nacional, chuva forte e persistente, vento, por vezes forte, e agitação marítima, com um agravamento da situação no dia de Natal.

Esta situação fica a dever-se à ação de um vasto campo depressionário no Atlântico Norte, estendendo-se desde a Terra Nova até à Península Ibérica, ao que estarão associadas superfícies frontais ativas que irão atravessar em sucessão o território do continente.

Dessa forma, o estado do tempo para o continente nos próximos dias 23 a 26 de dezembro, será caracterizado por dias chuvosos na generalidade do território, com precipitação intensa e persistente até dia 26 de dezembro.

As quantidades de precipitação esperadas são significativas, com os maiores valores acumulados a poder ultrapassar os 50 mm em 24 horas em muitos locais, em especial nas zonas montanhosas.

O IPMA salienta que «em particular, na noite de Consoada e na madrugada e manhã do dia de Natal, prevê-se uma situação de tempo mais gravoso em todo o território continental, com ocorrência de precipitação forte e persistente (valores de precipitação prováveis da ordem de 40 mm em 6 horas), vento forte de sudoeste, com rajadas da ordem de 80 km/h, em especial no litoral e terras altas, e agitação marítima forte.

As temperaturas não deverão registar variação significativa, mantendo-se acima dos valores normais para o mês de dezembro.

Nesse sentido, o IPMA emitiu para o distrito de Setúbal aviso de severidade ‘Amarelo’, a vigorar no dia 25 de dezembro, com previsão de precipitação por vezes forte e persistente sobretudo no período entre a meia noite e as 12h00, passando a regime de aguaceiros e diminuindo de intensidade e frequência durante a tarde.

Ao distrito de Setúbal neste nível de aviso, juntam-se Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *