AgendaSeixal

Câmara Municipal do Seixal acolhe colóquio ‘75 anos de Nakba: a Catástrofe na Palestina’

A Câmara Municipal do Seixal irá acolher, no próximo dia 30 de novembro (quinta-feira), o colóquio subordinado ao tema: ‘75 anos de Nakba: a Catástrofe na Palestina’.

 A iniciativa irá decorrer entre as 14h00 e as 18h00, no edifício dos Serviços Centrais, e nesta será efetuada uma contextualização histórica da realidade que se vive atualmente no território palestiniano e debatidas questões tais como a premência do cumprimento das recomendações internacionais e a solidariedade internacional.

Paulo Silva, presidente da autarquia, citado em comunicado enviado às redações, afirma que «este colóquio visa assinalar os 75 anos de catástrofe na Palestina, quando, em 1948, milícias sionistas expulsaram das suas casas e aldeias entre 750 mil e um milhão de palestinos, que nunca mais puderam regressar.

A «Nakba» é continuamente recordada pelos palestinos, que ainda guardam o símbolo desse evento e da sua revolta e que passa de geração em geração – a chave da casa de onde os seus familiares foram expulsos.»

Participarão no colóquio personalidades tais como Nabil Abuznaid (embaixador da Palestina em Portugal), Carlos Almeida (vice-presidente do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente) e Rui Garcia (em representação do Conselho Português para a Paz e Cooperação). Destaque ainda para a exposição Palestina, 75 Anos de Nakba, que ficará patente no átrio dos Serviços Centrais da autarquia a partir desse dia.

O programa pode ser consultado, na íntegra, no site do município em cm-seixal.pt.

Fonte: Câmara Municipal do Seixal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *