Atualidade

Câmara Municipal de Ponta Delgada aprova voto de congratulação a Graça Castanho distinguida internacionalmente

Graça Castanho foi distinguida com um prémio internacional de reconhecimento das mulheres no setor do trabalho.

- publicidade -

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, por unanimidade, na sua reunião ordinária, um voto de congratulação à Professora Graça Castanho, docente da Universidade dos Açores, que foi homenageada com o prémio internacional “The TOP 25 Outstanding Women Listeners in the Word 2021” do Global Listening Centre, a par de outras 24 mulheres com trabalho reconhecido a nível internacional.

Graça Castanho vê, desta forma, reconhecido o seu forte compromisso com os princípios de cidadania e multiculturalidade, direitos das mulheres, educação e bem-estar de tantas pessoas na Europa, África e Américas, através da escuta ativa e da comunicação livre, democrática e justa, como forma de promover a dignidade humana.

As 25 vencedoras são oriundas dos cinco continentes que, com a sua ação, têm contribuído para um mundo melhor em áreas como a educação, investigação, saúde, ativismo, jornalismo, direito, defesa do meio ambiente, entre outras.

A docente da Universidade dos Açores é detentora de vários graus académicos, nomeadamente dois pós-doutoramentos: um em Harvard com um estudo em Moçambique sobre o Ensino da Literacia e o outro na Lesley University sobre o ensino do Português como língua global.

É doutorada pela Universidade do Minho e Mestrado pela Lesley (cursos na área do ensino do Português como língua materna e não materna) e foi Conselheira para o Ensino Português nos EUA e na Bermuda, tendo exercido estas funções na Embaixada de Portugal em Washington DC.

Foi Diretora Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores, Vereadora da Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada e Coordenadora do 1º Plano Nacional de Leitura.

Foi, ainda, Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia da Maia e Vice-Presidente da Casa do Povo da Maia, entre outros cargos.

Graça Castanho é autora de diversos trabalhos de especialidade, orienta teses de mestrado e de doutoramento em Portugal e no Estrangeiro e é responsável por projetos levados a efeito em Portugal, Estados Unidos, Brasil e Cabo Verde, país onde é Conselheira do Observatório da Cidadania Ativa e Consultora para a Cooperação Internacional da Associação de Crianças Desfavorecidas de Cabo Verde.

Está ainda envolvida em dois projetos internacionais: “Literacias Açores-Cabo Verde” e “A Felicidade dos Povos – Um Direito Humano”, apresentado nas Nações Unidas em Nova Iorque em 2020.

A Câmara Municipal, presidida por Pedro Nascimento Cabral, considera ser um orgulho para Ponta Delgada, para os Açores e para o país em geral a distinção internacional recebida por Graça Castanho.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo