O presidente da Câmara Municipal de Grândola, a presidente da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra e os presidentes das Juntas de Freguesia de Azinheira dos Barros, Carvalhal e Melides assinaram esta sexta-feira os Autos de Transferência, Contratos interadministrativos e Protocolos de Colaboração que regulam e formalizam, nos termos do Decreto-lei n. º57/2019, de 30 de abril, o processo de transferência de competências da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia do concelho.
A assinatura destes documentos culmina um processo necessariamente longo de estudos técnicos e de discussão franca e cooperante entre as entidades, no sentido de privilegiar a maior qualidade do serviço público autárquico e transferir para as juntas de freguesia as competências que se justificassem e os meios suficientes e adequados ao seu cumprimento. Há um reconhecimento geral da importância do trabalho realizado sublinhando-se a definição de critérios consensualizados e uniformes cumprindo integralmente os princípios da igualdade, da não discriminação e da prossecução do interesse público.
Os documentos hoje assinados poderão ser revistos anualmente, estando prevista a realização de reuniões de avaliação entre a Câmara e cada uma das Juntas de Freguesia, de modo a adequar os instrumentos de planeamento financeiro e orçamental das autarquias a eventuais alterações e ajustes que ambas as partes considerem relevantes.
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