Distrito de FaroSociedade

Câmara Municipal de Faro alvo de um ataque informático

A Câmara Municipal de Faro informou esta segunda-feira que os sistemas informáticos da autarquia foram alvo de um ataque cibernético que “afetou a totalidade dos seus servidores, bem como de todos os serviços e utilizadores da autarquia”.

Numa publicação feita através das redes sociais, a autarquia partilhou que o incidente aconteceu no passado sábado, 19 de novembro, e que pôs em causa a segurança e o “normal funcionamento dos serviços”. As repercussões do ataque ainda se fazem sentir e o site da Câmara Municipal de Faro, esteve durante o dia de hoje inacessível.

A autarquia indica na mesma nota que o ataque informático já foi “entretanto reportado ao Centro Nacional de Cibersegurança, à Polícia Judiciária (PJ) e à Procuradoria-Geral da República (PGR)”.

“O município de Faro lamenta o ataque ocorrido e solicita a melhor compreensão dos munícipes e entidades ao longo dos próximos dias, ao longos dos quais poderão ser registados naturais constrangimentos por parte dos serviços da autarquia, nomeadamente no sistema de backoffice e no serviço de correio eletrónico, que estão de momento inativos”, revela a nota.

Pode ler-se na nota que de acordo com o município algarvio, os serviços serão, “assim que possível e de acordo com as prioridades, retomados progressivamente ao longo dos próximos dias”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *