Parceiros
AtualidadeSeixal

Câmara do Seixal decreta luto municipal por José Carlos Gomes ‘dos melhores entre os melhores’

- publicidade -

A Câmara Municipal do Seixal decretou esta terça-feira um dia de luto municipal pelo falecimento do ex-vereador José Carlos Gomes.

Na nota partilhada nas redes sociais, a autarquia do Seixal apresenta as condolências a toda a sua família e amigos.

«José Carlos Gomes nasceu em 11 de dezembro de 1950, no Barreiro, mas residia no concelho do Seixal desde os 3 meses de idade.

Iniciou a sua carreira profissional no Arsenal do Alfeite, onde ingressou em 1967, com 16 anos, como aprendiz de 2.ª classe e de onde se viria a aposentar em janeiro de 2003 com a categoria de mestre 4.

Em 1972, foi cumprir o serviço militar na Guiné, onde foi enfermeiro operacional, tendo recebido um louvor pela exemplar educação, aprumo e excelentes qualidades pessoais.

Membro do PCP desde outubro de 1974, fez parte da comissão concelhia de Almada, do Seixal e da Organização Regional de Setúbal do PCP.

Desde 1975 até 2002, fez parte de várias comissões oficinais de serviço e da comissão de trabalhadores no Arsenal do Alfeite. Em 1981, integrou a direção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas do Sul.

No mesmo ano, fez parte dos órgãos representativos dos trabalhadores civis dos estabelecimentos fabris militares das forças armadas na luta pela criação de um sindicato próprio para o setor. Chegou a ser detido à porta da residência oficial do primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva, mas a luta deu frutos e o sindicato foi criado, tendo sido sócio fundador e elemento da direção entre 1990 e 2002.

Em 1998 e 1999, integrou a direção da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense. Em 2002, fez parte da comissão instaladora para a criação da Casa do Pessoal do Arsenal do Alfeite, de que foi sócio fundador e presidente da mesa da assembleia geral.

Em 2005, José Carlos Gomes tomou posse como vice-presidente da direção da Associação das Coletividades do Concelho do Seixal. Três anos mais tarde, assumiu a presidência da direção, cargo que manteve até 2013.

Entretanto, foi eleito da Assembleia Municipal de Almada pela CDU e mandatário do Seixal na candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República em 2011.

Entre 2013 e 2021, foi vereador da Câmara Municipal do Seixal, mantendo sempre uma relação de proximidade com os trabalhadores, com a população e com o movimento associativo, que sempre esteve no seu coração. Foram da sua responsabilidade áreas como o Desporto, os Espaços Verdes, as Obras Municipais e Espaço Público, o Atendimento ao Público e as Tecnologias de Informação, a Fiscalização Municipal e a Modernização Administrativa. É indiscutível o seu elevado contributo para a melhoria, eficiência e qualidade dos serviços prestados pela autarquia à população, bem como para o desenvolvimento do concelho e o bem-estar das populações.

José Carlos Gomes era casado e deixa dois filhos e três netos. Homem de convicções fortes, mas de diálogo, educado, sempre com uma palavra de atenção para com os que com ele se cruzaram, construiu memórias de luta e de conquistas, de trabalho e de amizade, deixando uma marca de bondade e de esperança.

- publicidade -

Na sessão solene comemorativa do 185.º aniversário do concelho foi agraciado com a Medalha de Bons Serviços, galardão entregue àqueles que no exercício das suas funções profissionais ou extraprofissionais tenham contribuído pelos seus conhecimentos, interesse ou dedicação para a melhoria e eficiência dos serviços prestados à população.

Dos melhores, entre os melhores, deixa uma profunda saudade.»


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário