Distrito do Porto

Câmara do Porto atribui 375 mil euros em apoios à criação e programação artística na cidade

Foram atribuídas 123 bolsas, no valor de 15 mil euros cada

A Câmara Municipal do Porto vai atribuir 375 mil euros a 25 bolsas, no âmbito da edição de 2022 do Criatório, programa anual de apoio à criação e programação artística no Porto. Os apoios foram aprovados em reunião do executivo, no início desta semana.

Lançado em 2017, o Criatório é uma iniciativa municipal anual de apoio à criação e programação artísticas no Porto. Tem como principal objetivo contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais provenientes de múltiplas disciplinas artísticas.

Até à data, foram atribuídas 123 bolsas, no valor de 15 mil euros cada – 93 na modalidade de Projetos de Criação Artística e 30 na modalidade de Espaços de Criação.

A edição deste ano do programa Criatório contemplou candidaturas nas modalidades de Projetos de Criação Artística e Espaços de Programação, integradas nas áreas de Artes visuais e curadoria; Artes performativas; Composição, programação e performance musical; e Literatura e pensamento crítico.

Na modalidade destinada a Projetos de Criação Artística, que visa o apoio ao desenvolvimento de projetos na cidade, durante um período mínimo de seis meses, foram admitidas 129 candidaturas

O júri composto por Ana Flávia Miguel, investigadora e doutorada em etnomusicologia, Ana Figueira, programadora cultural, fundadora e diretora artística da Companhia Instável, e Manuel Segade, historiador de arte e comissário, selecionou quinze projetos para apoio.

Na modalidade de apoio a Espaços de Programação, que tem em vista o financiamento das necessidades que resultam da atividade de programação de espaços culturais e artísticos sediados no Porto, para que estes apresentem uma programação pública e regular, entre setembro de 2022 e setembro de 2023.

O júri constituído por Barbara Piwowarska, curadora e historiadora de arte; Luísa Mota artista visual e curadora, e Susana Caló, ensaísta, investigadora e editora, deliberou conceder apoio a dez espaços entre as 20 candidaturas admitidas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *