DestaqueMontijo

Câmara do Montijo esclarece polémica com ex-vereadora Sara Ferreira

A polémica instalada nas redes sociais e jornais locais fez com que o gabinete do presidente da Câmara do Montijo esclarecesse os fatos da admissão do novo elemento para o executivo

A polémica em volta da nomeação da nova vereadora substituta de Maria Clara Silva [vice-presidente], polémica essa que fez circular um post nas redes sociais por parte de Sara Ferreira [elemento seguinte da lista], onde a autarca diz que no passado dia 28 de abril a vice-presidente solicitou a suspensão de mandato por 30 dias, devido a questões de saúde, contactada via email no sentido de comparecer numa nova reunião pública no dia 31 de maio, para eventual preenchimento da vaga.

Avança a mesma comunicação reuniu no dia 29 de maio com o presidente que foi o único dia que teve contacto único com o edil, o tema foi sobre o processo de substituição que se encontrava na altura em curso. Perante a atitude do presidente da Câmara a ex-autarca no dia 30 de maio solicitou a renúncia ao mandato autárquico, apresentando vários motivos de ordem pessoal, profissional e político.

Sara Ferreira diz que parece ficção

Depois de tudo isso, a ex-autarca diz que tudo parecia uma ficção, e que lamenta a falta de verdade do presidente à câmara municipal e a todos os montijenses. Por fim adianta que “Mas alguém compreende que um presidente de câmara trate as pessoas como se coisas fossem à sua disposição, e que pense poder decidir e assumir compromissos por terceiros?”

Post polémico gera nota de esclarecimento

A polémica lançada nas redes sociais pela ex-autarca, obrigou o gabinete da presidência da Câmara do Montijo a emitir um comunicado que adianta: “Tendo sido suscitadas dúvidas de interpretação sobre o sentido das palavras do presidente da Câmara proferidas por ocasião da última reunião de câmara, realizada no dia 31 de maio, nomeadamente quando foi discutida a proposta de suspensão do mandato da vice-presidente da Câmara por doença comprovada e a substituição pelo membro seguinte na lista de candidatos do Partido Socialista, esclarecer-se que jamais o presidente da Câmara faltou à verdade dos factos ou sequer omitiu qualquer documento relevante para o esclarecimento da proposta em causa”.

Diz ainda o mesmo esclarecimento que “no dia 23 de maio, foi assinada pelo presidente da Câmara missiva escrita ao membro seguinte na lista dos candidatos do Partido Socialista, como determinado na Lei, convocando-o para tomada de posse da vaga, na reunião de câmara seguinte. Essa missiva foi respondida a 26 de maio, afirmativamente e confirmando a presença na reunião de câmara”.

O esclarecimento do gabinete da presidência salienta ainda que foram formalizadas as propostas necessárias à tomada de posse do novo membro da Câmara do Montijo, para a substituição da vice-presidente que requereu a suspensão de mandato.

O presidente afirma que foi encetado pelo seu gabinete um contacto telefónico para o membro seguinte da lista para que fosse avisado sobre a reunião de 29 de maio no seu gabinete, explicando que “nessa reunião, depois de justificado o processo de substituição em curso ao membro seguinte da lista, foi transmitido pelo mesmo que provavelmente renunciaria ao cargo, razão pela qual, o presidente da Câmara insistiu que ponderasse melhor a sua posição”.

Avança o mesmo esclarecimento que no dia 30 de maio, foi feito novo contacto telefónico por iniciativa do presidente para conhecer a posição de Sara Ferreira que confirmaria ser a mesma vontade de “renúncia ao mandato”.

Foi então solicitado pelo edil que a ex-autarca do PS solicitasse a renúncia de mandato por escrito para que fosse cumprido todos os procedimentos legais e desenvolver os procedimentos com vista à convocação de um novo membro da lista.

O pedido foi apresentado no passado dia 31 de maio e houve novos contactos com o membro seguinte na lista de candidatos do PS, por fim a nota diz que foi tudo cumprido com a lei que está em vigor.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *