Distrito de SetúbalDistritosMoita

Câmara do Barreiro aprova saída da Associação de Municípios da Região de Setúbal

O município do Barreiro aprovou a saída da da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) esta quarta-feira, com 7 votos a favor por parte do Partido Socialista e 2 contra da CDU.

O motivo pelo qual Frederico Rosa, presidente da câmara Municipal do Barreiro quer deixar a associação, é do das verbas que dispõe para a mesma, face ao retorno que lhe é devolvido. Por ano, o município paga mais de 150 mil euros à AMRS, sendo 20 mil euros o valor que necessita para a integração na Área Metropolitana de Lisboa.

A desassociação surge dois dias depois de o município da Moita ter tomado a mesma decisão de sair da estrutura regional de Setúbal, pelo mesmo motivo. A câmara municipal da Moita pagava uma comparticipação de 225 mil euros, valor que considerou demasiado dispendioso para o retorno por parte da AMRS.

Frederico Rosa explica ainda que o município “não pode pagar centenas de milhares de euros por ano, mais de 600 mil euros em cada mandato” e “não haver um retorno aproximado das verbas despendidas”. O vereador da CDU, Miguel Amaral, considera que a saída do Barreiro da associação pode pôr em causa a existência da AMRS e que esta parece ser uma medida concertada pelos municípios socialistas.

A AMRS é englobada por 11 dos 13 municípios do distrito de Setúbal e com a saída da Moita e Barreiro, o orçamento vai ter um corte de 375 mil euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *