Distrito de Lisboa

Câmara de Lisboa ajuda pessoas sem-abrigo 

A autarquia vai investir 2M€ em projetos "Housing First" para os sem-abrigo.

Na passada quarta-feira (22), durante a última reunião da câmara municipal de Lisboa (CML), foi aprovado em unanimidade o financiamento de seis projetos de “Housing First” destinados a pessoas que se encontram em situação de rua.

Esta iniciativa da CML, proposta por Sofia Athayde, vereadora dos Direitos Humanos e Sociais da câmara de Lisboa, irá contemplar “240 habitações e alojamento de emergência com 25 vagas, por um período de 12 meses” aos sem-abrigo de Lisboa para os ajudar na sua reintegração social.

Os projetos “Housing First”, pretendem retirar os sem-abrigo das ruas, e dar-lhes uma casa de transição acompanhada, para os ajudar a recuperar a vida e a tornarem-se autónomos. Segundo um comunicado do município, a CML garante estar confiante com o projeto, assegurando que a taxa de sucesso gira em torno dos 90% e afirma que quanto maior for a antecipação na atribuição de uma casa de transição ao indevido em situação de rua, maior é a probabilidade da sua reintegração da sociedade ter sucesso.

“As casas de transição acompanhada, modelo Housing First, estão a demonstrar resultados encorajadores na reintegração das pessoas em situação de sem-abrigo, evitando que retornem à rua e permitindo o seu acompanhamento de saúde, entre ele o psicossocial, essencial para debelar este fenómeno”, afirmou Sofia Athayde.

Entre os principais beneficiários do financiamento para os projetos “Housing First” está a ‘VITAE’ – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional, com 40 habitações; Associação para o Estudo e Integração Psicossocial (AEIPS), com 90 habitações; GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, com 40 habitações; Crescer na Maior – Associação de Intervenção Comunitária, com 70 habitações; e a e AVA – Associação Vida Autónoma, para dar continuidade ao projeto “Residência Solidária de Lisboa”, destinado a acolher 25 pessoas em situação de sem-abrigo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *