Distrito de Lisboa

Câmara de Lisboa acaba com incentivo de ‘caça à multa’ vigente na EMEL e garante que fiscais não serão prejudicados

Filipe Anacoreta Correia garante que autarquia não vai poupar na massa salarial dos funcionários da EMEL.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, garantiu esta quinta-feira aos microfones da TSF que os trabalhadores da EMEL – Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa não vão ser prejudicados com o fim dos incentivos às multas, sistema que a autarquia já suspendeu, depois das queixas de um condutor, que acusou esta semana três fiscais da EMEL de o terem agredido e ter ficado sem três dentes e com o nariz partido.

“A nossa intenção não é, obviamente, diminuir ou poupar na massa salarial. O que transmitimos à EMEL foi precisamente que, numa primeira fase enquanto o novo sistema de incentivo está a ser delineado, se assegure o pagamento de acordo com a média dos últimos meses, portanto, isso será salvaguardado. O novo sistema de incentivos à produtividade quererá avaliar a eficiência e a produtividade dos trabalhadores, mas através de outros indicadores que não são as multas, à semelhança do que se passa em muitos sítios que estamos a estudar e que é aquilo que, para nós, faz sentido. Não faz sentido rigorosamente nenhum incentivos à produtividade baseados na multa, isso leva àquilo que todos conhecemos, que é a caça à multa”, explicou Filipe Anacoreta Correia.

O ‘vice’ da câmara lisboeta garantiu ainda que só recentemente teve conhecimento deste sistema em vigor na EMEL e frisou que já tinha dado instruções para que fosse alterado porque, na sua opinião, não faz sentido. Aliás, esta quarta-feira, Anacoreta Correia disse que ficou em “choque” quando teve conhecimento de que havia ganhos remuneratórios associados às multas da EMEL e revelou que a medida foi “imediatamente suspensa”.

Recorde-se que o caso dos incentivos da caça às multas na capital portuguesa foi tornado público recentemente através da denúncia de um funcionário da EMEL, história que pode conhecer aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *