Alcácer do SalDestaqueDistrito de SetúbalEconomia
Em Destaque

Câmara de Alcácer do Sal aprova orçamento de 33,9 ME para 2021

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, aprovou um orçamento de 33,9 milhões de euros para 2021, mais 2,9 milhões do que o deste ano, com um aumento significativo das obras, foi hoje divulgado

De acordo com um comunicado da autarquia, os grandes projetos previstos no orçamento do próximo ano, aprovado pela maioria comunista com a abstenção dos vereadores do Partido Socialista, servirão como “catalisadores do desenvolvimento do concelho”.

“Os grandes projetos das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2021, o último deste mandato autárquico, servirão como catalisador para o desenvolvimento do nosso concelho e como um instrumento que permitirá equilibrar assimetrias condicionadas e acentuadas pela pandemia” de covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença (CDU), explicou que o reforço de 2,9 milhões de euros em relação a este ano “deve-se a um aumento significativo das obras e dos apoios sociais” devido à pandemia de covid-19.

“A Câmara de Alcácer do Sal conseguiu, do atual Portugal 2020, cerca de 10 milhões de euros de financiamento assegurado, e destes, 4,5 milhões de euros no ano de 2021. Também os apoios sociais serão reforçados, particularmente, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)”.

De acordo com o autarca, as grandes apostas do orçamento do próximo ano passam pela “subida muito significativa na componente de apoio social, numa vertente que se desdobra nas famílias carenciadas, nos alunos dos agrupamentos de escolas, nos apoios sociais diversos e no apoio para obra física de IPSS que têm algum significado”.

Do conjunto de intervenções relevantes, a autarquia aponta a remodelação da escola dos Telheiros, um investimento superior a dois milhões, a finalização do Parque Urbano de Alcácer do Sal e a remodelação das infraestruturas de Foros de Albergaria, “para permitir que as pessoas consigam ter água em melhores condições em casa”, num montante de cerca de um milhão de euros.

“Estes investimentos representam o maior ciclo de investimento municipal que alguma vez foi feito em Alcácer do Sal”, destaca o autarca que mantém a aposta “no movimento associativo de cariz cultural, recreativo, social e desportivo, na criação de emprego e investimento económico e na dinamização da cultura para todos”.

O requalificação do edifício dos Paços do Concelho, a construção do Espaço Lúdico do Arêz, a reconversão da Piscina Coberta de Alcácer do Sal, a reparação de estradas municipais, o novo canil municipal e a criação de transportes urbanos na cidade de Alcácer do Sal, são outros dos investimentos previstos.

As GOP e o Orçamento para 2021 focam-se igualmente em “empreendimentos de futuro”, como a remodelação da avenida dos Aviadores (2,2 milhões de euros) e a construção dos passadiços do castelo de Alcácer do Sal.

“Já estamos a lançar as pontes para o próximo ciclo de mandato autárquico, como é o caso da avenida dos Aviadores, com quatro fases, embora o montante de 2,2 milhões de euros sejam para a 1.ª e 2.ª fase da obra, assim como a construção dos passadiços do Castelo (900 mil euros), desde a zona norte da torre do Castelo até à parte baixa para que os visitantes possam usufruir da paisagem natural”, concluiu.

Na rubrica das despesas correntes, há a destacar também a inclusão, nos documentos previsionais, do subsídio de penosidade e risco e da Opção Gestionária, que permite valorizar os recursos humanos da autarquia e motivar os funcionários para o trabalho que, ao longo deste ano, tem sido bem mais difícil que o habitual”, sublinha a autarquia no comunicado.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2021 vão ser discutidos e votados na próxima reunião da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *